Seja Bem-Vindo

Meses de preparação para o maior desafio já realizado em Santa Catarina. Entre vales, trilhas e rios, no Vale Europeu, na cidade de Pomerode a cidade mais alemã do Brasil, cenário perfeito para o desafio. Dias 11 e 12 de Março de 2017, centenas de atletas terão uma experiência de vida e superação.

O evento conta com uma completa estrutura de recepção e prova com apoio necessário para que todos atletas levem a melhor lembrança da família Pomerodense. O desafio terá 3 circuitos entre categorias Pró, Sport e Amador, respectivamente 100, 50 e 30 quilômetros aproximados (Consultar página Circuitos para mais detalhes) do mais puro mountain bike, pelos estradões de terra, trilhas e caminhos de roças, usados pelos colonos da região.

Um dos destaques do evento também é a categoria cicloturismo, uma categoria não competitiva para novos adeptos da bicicleta ou para as pessoas que queiram simplesmente curtir os belos panoramas e interagir com a comunidade local e conhecer seus costumes. Os participantes da categoria cicloturismo serão guiados por um grupo de ciclo-usuários locais com carro de apoio e toda estrutura necessária em um circuito diferente das outras categorias.

O verdadeiro desafio desta prova não está só em vencer, mas em viver o esporte, superar os limites, conhecer a cultura e chegar o mais próximo da natureza que se pode estar.

O Cenário - A Alemanha brasileira

Situada no Vale Europeu, Pomerode é um belo lugar para se conhecer e viver. Intitulada desde a década de 1980 como a cidade mais alemã do Brasil, possui um vasto patrimônio cultural herdado dos seus primeiros colonizadores, que chegaram à região por volta de 1860, vindos em sua maioria da Pomerânia, região ao norte da Alemanha.

Séculos se passaram e a tradição germânica ainda faz parte do cotidiano da sua comunidade de cerca de 27 mil habitantes. A cultura e os costumes, de geração a geração, são vistos desde os jardins floridos à arquitetura de ruas e casas, à vocação industrial da economia e forte religiosidade das famílias.

O legado dos imigrantes também é vivo através dos 16 clubes de caça e tiro, dos grupos folclóricos e musicais e dos eventos típicos, como a Festa Pomerana, as celebrações tradicionais de Páscoa e o aconchegante festival de inverno.

Famosa por abrigar atrações como o primeiro zoológico do Estado, a cidade conta com museus, restaurantes e confeitarias de alta qualidade, charmosas pousadas e um recém-inaugurado teatro municipal, que oferece ampla programação com apresentações teatrais, musicais e de dança.

Aliado à beleza de suas paisagens bucólicas, à preservação do uso da língua alemã e dos costumes religiosos, ao patrimônio histórico e ao artesanato representativo, são vários os motivos que fazem de Pomerode uma referência no mapa do turismo étnico-cultural nacional.

Fonte: www.vemprapomerode.com.br

Além de um Desafio. Uma Superação!

Traga sua família para um fim de semana divertido e alegre na cidade “Mais Alemã do Brasil”